Acessibilidade / Reportar erro

OS “CHEFES DE DISCIPLINA”: INVENTIVIDADE INFANTIL NA DÉCADA DE 1930

THE “HEADS OF DISCIPLINE”: CHILDREN'S INVENTIVITY IN THE 1930S

LOS “JEFES DE DISCIPLINA”: INVENTIVA INFANTIL EN LA DÉCADA DE 1930

LES « CHEFS DE DISCIPLINE » : INVENTIVITÉ DES ENFANTS DANS LES ANNÉES 1930

Resumo

O artigo investiga o cotidiano escolar das “creanças problemas” analisadas por Arthur Ramos enquanto diretor do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM) do Rio de Janeiro, privilegiando-se o estudo das fichas do Serviço e o arquivo pessoal do médico. Buscou-se examinar as práticas escolares sob a perspectiva dos “pátios de recreios”, aproximando-se de um grupo de crianças que se autointitulavam “chefes de disciplina”, no sentido de, a partir de suas histórias, lidar com a indisciplina enquanto objeto de atuação dos serviços escolares, em específico, o SOHM. Observou-se que a inventividade infantil, por vezes, subverteu as relações estabelecidas entre adultos e crianças, fosse nos espaços escolar, público (como a rua) ou privado (como a casa).

ARTHUR RAMOS; CULTURA ESCOLAR; RIO DE JANEIRO; INDISCIPLINA; RELAÇÃO CRIANÇA-ADULTO

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br