Acessibilidade / Reportar erro

EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

EXPERIENCIA ESCOLAR EN LA ESCUELA SECUNDARIA NOCTURNA: UN ANÁLISIS COMPARATIVO

EXPÉRIENCE SCOLAIRE DANS L’ENSEIGNEMENT SECONDAIRE EN COURS DU SOIR: UNE ANALYSE COMPARATIVE

Resumo

O artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência.

EXPERIÊNCIA; ENSINO MÉDIO; ENSINO REGULAR NOTURNO; ANÁLISE COMPARATIVA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br