Acessibilidade / Reportar erro

CRIATIVIDADE NO COTIDIANO DE JOVENS: O LUGAR DA ESCOLA E DA EXPERIÊNCIA

LA CREATIVIDAD EN LA VIDA COTIDIANA DE LOS JÓVENES: EL LUGAR DE LA ESCUELA Y DE LA EXPERIENCIA

LA CRÉATIVITÉ DANS LE QUOTIDIEN DES JEUNES : LE RÔLE DE L’ÉCOLE ET DE L’EXPÉRIENCE

Resumo

Analisamos em que medida a experiência escolar e as manifestações criativas cotidianas se relacionam. Realizamos pesquisa qualitativa, sócio-histórica, utilizando entrevistas semiestruturadas com sete jovens estudantes, analisadas a partir dos núcleos de significação estabelecidos. A experiência social, de princípios heterogêneos, foi compreendida como forma de designar as condutas, produzidas a partir da combinação de distintas lógicas de ação. Os jovens pesquisados se consideraram criativos. A experiência escolar se vinculava à criatividade na vida cotidiana na medida em que se conectavam nas redes de espaços que se estabeleciam na experiência juvenil de cada um. A escola, e o que ela representava para eles, não era interpretada como locus significativo para a experiência dos atores.

CRIATIVIDADE; ESCOLA; JUVENTUDE; EXPERIÊNCIA SOCIAL

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br