Tem Menina no Circuito |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Física |
Feminino |
CNPq n. 18/2013; Elas nas Exatas I |
2014 |
Galdino da Silva et al., 2020Galdino da Silva, G., Sinnecker, E., Rappoport, T., & Paiva, T. (2020). Tem menina no circuito: Dados e resultados após cinco anos de funcionamento. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 42, Artigo e20200328. https://www.scielo.br/j/rbef/a/GWqTnyhS3zbXY3BF8Hqgvfy/abstract/?lang=pt https://www.scielo.br/j/rbef/a/GWqTnyhS3...
|
Estudo de viabilidade infraestrutural de rede de drenagem urbana no município de Carmo na região serrana do estado do Rio de Janeiro |
Centro Universitário Serra dos Órgãos |
Agronomia |
Feminino |
CNPq n. 18/2013 |
2014 |
|
Produção orgânica no município de Seropédica: avaliação de sua sustentabilidade e o seu impacto nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Agronomia |
Masculino |
CNPq n. 18/2013 |
2013 |
|
Incentivando a formação na área de ciências exatas e engenharia de jovens alunas do município de Macaé |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Física |
Feminino |
CNPq n. 18/2013 |
2014 |
|
Invadindo o universo feminino com ciência - cosméticos como tema motivador para a inserção de meninas na Química |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Química |
Feminino |
CNPq n. 18/2013 |
2013 |
Teixeira et al., 2021Teixeira, V. G., Silva, L., Sequeira, S. C. M., & Silva, F. A. N. G. (2021). Contribuições da ludicidade na desconstrução do currículo oculto masculinizado. In J. F. M. da Silva (Org.), O lúdico em redes: Reflexões e práticas no ensino de ciências da natureza (pp. 145-174). Editora Fi.; Sequeira et al., 2021Sequeira, S. C. M., Silva, L. L., Nascimento, E. B., Kelly, M. S., Silva, F. A. N. G., & Teixeira, V. G. (2021). Meninas na química: Discutindo questões de gênero no ensino de química a partir de atividades lúdicas aliadas à experimentação. In Anais do 4o Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia. Rio de Janeiro.
|
Meninas digitais na Baixada Fluminense |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Computação |
Feminino |
CNPq n. 18/2013; CNPq n. 31/2018 |
2013 |
|
Utilizando o Arduino como ferramenta para estimular conhecimentos de eletrônica e programação |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro |
Física |
Masculino |
CNPq n. 18/2013 |
2014 |
|
Transformando meninas em futuras cientistas brasileiras por meio da integração entre o IFRJ e as escolas públicas do município de Duque de Caxias |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro |
Química |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2018 |
|
Meninas e mulheres na RRD: ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais |
Centro Universitário Augusto Motta |
Engenharia Ambiental |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2018 |
Viana, 2021Viana, V. J. (2021). Igualdade de gênero: Projeto Meninas e Mulheres na RRD. https://drive.google.com/file/d/1LVQwMp2nO92eHRkZhrJ2rthDsr2RM-Jv/view https://drive.google.com/file/d/1LVQwMp2...
|
Meninas olímpicas do IMPA |
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada |
Matemática |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2018 |
|
Apaixonadas por STEM |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Matemática |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2018 |
|
Nome do projeto |
Instituição coordenadora |
Área de atuação das(os) coordenadoras(es) |
Gênero das(os) coordenadoras(es) |
Financiamento (editais) |
Início do projeto |
Produção científica |
Meninas nas ciências exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Física |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2018 |
|
Meninas no Museu de Astronomia e Ciências Afins |
Museu de Astronomia e Ciências Afins |
Astrofísica |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2016 |
Herrera et al., 2018Herrera, S. B., Spinelli, P. F., & Germano, A. P. (2018). Inclusão pela ciência: O caso do projeto Meninas no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). In Anais do 11 Seminário Internacional Fazendo Gênero & 13 Women’s Worlds Congress. Florianópolis. http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1503617269_ARQUIVO_BenitezHerreraSandra-MeninasNoMuseu.pdf http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.b...
; Herrera & Spinelli, 2019; Spinelli et al., 2019Spinelli, P. F., Herrera, S. B., & Germano, A. P. (2019). Towards gender equality: Girls’ day at the Museum of Astronomy and Related Sciences. Communicating Astronomy with the Public Journal, 25(23), 23-27. |
Meninas na Robótica |
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca |
Computação |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2018 |
Quirino et al., 2018Quirino, R., Tonini, A. M., Lombardi, M. R., Casagrande, L. S., Holanda, K. M. A., Lima e Souza, A. M. F., Guarnier, C. R. F., Tomé, F., Nascimento, B. X. M., & Cabette, R. E. S. (2018). Mulheres na engenharia: Desafios e possibilidades. In A. M. Tonini, & T. R. D. S. Pereira (Orgs.), Desafios da educação em engenharia: Inovação e sustentabilidade, aprendizagem ativa e mulheres na Engenharia (pp. 192-221). Abenge.
|
Estudo estatístico da composição química do cabelo |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
Química |
Feminino |
CNPq n. 18/2013; CNPq n. 31/2018 |
2013 |
Peregrino et al., 2021Peregrino, G., Massone, C., Nudi, A., & Saint Pierre, T. (2021). Hair mineralogram analysis for health assessment: Statistical bias from gender and aesthetic treatments. Brazilian Journal of Analytical Chemistry, 8(33), 71-88.
|
Ampliando os olhares na região Norte Fluminense para o relevante papel das mulheres em ciências exatas, da computação e engenharia |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Engenharia de Produção |
Feminino |
CNPq n. 31/2018 |
2018 |
Marotti et al., 2021Marotti, J., Campos, F., Godinho, J., SantClair, G., Villela, F., Gomide, J., Oliveira, L. E. de, Becker, B., Laricchia, C., Siloto, D., Rocha, E., Estanislau, M., Martins, T., & Belmonte, V. N. (2021). Incentivando meninas nas ciências: Um relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens. In Anais do 15 Women In Information Technology (pp. 300-304). Porto Alegre.
|