Acessibilidade / Reportar erro

Criacionismo: transformações históricas e implicações para o ensino de ciências e biologia

Creationism: historic changes and implications for THE teaching OF science and biology

Créationnisme: transformations historiques et implications pour l'enseignement des sciences et de la biologie

Creacionismo: transformaciones históricas e implicaciones para la enseñanza de ciencias y biología

Ao longo das últimas décadas, um número crescente de comunidades evangélicas e adventistas tem defendido o criacionismo em nosso país. Este artigo se propõe a examinar as matrizes identitárias desse movimento, suas transformações ao longo do tempo e a influência de seus discursos na sociedade, em particular no ensino de ciências e biologia. Sugere-se que o enfrentamento dessa situação deva envolver práticas que contribuam para uma melhor compreensão da atividade científica, enfatizando a relevância da sua abordagem na formação inicial. É destacada ainda a importância de atividades didáticas capazes de promover um ambiente de respeito pelas diferentes visões de mundo ao mesmo tempo em que trabalham o conhecimento transmitido pela ótica do estranhamento, desabilitando zonas de conforto.

Ensino de Ciências; Biologia; Criacionismo; Religião


Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br