AlShamsi et al. (2020)AlShamsi, A., Mohaidat, J., Hinai, N. A., & Samy, A. (2020). Instructional and business continuity amid and beyond Covid-19 outbreak: A case study from the higher colleges of technology. International Journal of Higher Education, 9(6), 118-135. https://doi.org/10.5430/ijhe.v9n6p118 https://doi.org/10.5430/ijhe.v9n6p118...
|
Instructional and business continuity amid and beyond Covid-19 outbreak: A case study from the higher colleges of technology |
A experiência das instituições acadêmicas na pandemia da covid-19 revelou a relevância da transformação digital como pilar para as próximas estratégias de tecnologia educacional. |
Brown (2021)Brown, M. (2021). What are the main trends in online learning? A helicopter view of possible futures. Asian Journal of Distance Education, (16), 118-143. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1332395.pdf https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ133...
|
What are the main trends in online learning? A helicopter view of possible futures |
O necessário olhar multifocal sobre o termo ecossistema da educação digital e o cuidado em relação às contradições da aprendizagem on-line. |
Gomez et al. (2013)Gomez, S., Andersson, H., Park, J., Maw, S., Crook, A., & Orsmond, P. (2013). A digital ecosystems model of assessment feedback on student learning. Studies in Higher Education, (3), 41-51. http://dx.doi.org/10.5539/hes.v3n2p41 http://dx.doi.org/10.5539/hes.v3n2p41...
|
A digital ecosystems model of assessment feedback on student learning |
Ecossistema de aprendizagem digital baseado na web 2.0, que pode ser utilizado para melhorar o feedback sobre o aprendizado do estudante utilizando recursos multimídia e redes sociais. |
Goudart (2012)Goudart, I. C. da S. (2012). Cartografias da aprendizagem em rede: Rastros das dinâmicas comunicacionais do Visualizar 11, Medialab Prado [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4477 https://tede2.pucsp.br/handle/handle/447...
|
Cartografias da aprendizagem em rede: Rastros das dinâmicas comunicacionais do Visualizar 11, Medialab Prado
|
A reciprocidade interativa e a interdependência entre os processos de pensamento e construção de conhecimento ajudam a compreender o indivíduo no mundo em que vive e suas relações. |
Heyde e Siebrits (2019)Heyde, V. van de, & Siebrits, A. (2019). The ecosystem of e-learning model for higher education. South African Journal of Science, 115(5-6), 1-6. https://doi.org/10.17159/sajs.2019/5808 https://doi.org/10.17159/sajs.2019/5808...
|
The ecosystem of e-learning model for higher education |
EAO são ambientes associados e mediados por recursos/componentes e relacionamentos. Além disso, o estudante deve ser o foco na adoção de tecnologias e no processo de aprendizado, incluindo o nível social. |
Li et al. (2022)Li, N., Huijser, H., Xi, Y., Limniou, M., Zhang, X., & Kek, M. Y. C. A. (2022). Disrupting the disruption: A digital learning HeXie ecology model. Education Sciences, (12), 1-16. https://doi.org/10.3390/educsci12020063 https://doi.org/10.3390/educsci12020063...
|
Disrupting the disruption: A digital learning HeXie ecology model |
A ecologia de aprendizagem digital enfatiza a aprendizagem autodirigida e flexível. |
Meepung et al. (2021)Meepung, T., Pratsri, S., & Nilsook, P. (2021). Interactive tool in digital learning ecosystem for adaptive online learning performance. Higher Education Studies, 11(3), 70-77. https://doi.org/10.5539/hes.v11n3p70 https://doi.org/10.5539/hes.v11n3p70...
|
Interactive tool in digital learning ecosystem for adaptive online learning performance |
O ecossistema de aprendizagem digital desenvolvido a partir da aprendizagem adaptativa on-line e de recursos interativos pode elevar o desempenho dos estudantes. |
Moreira et al. (2022)Moreira, J. A., Correia, J., & Dias-Trindade, S. (2022). Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior. Sinéctica, Revista Electrónica de Educación, (58), Artículo e1353. https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2022)0058-002 https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2022...
|
Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior |
Um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais em cenários híbridos pode ter efeitos positivos na criação e no desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. |
Santamaría-Buitrago et al. (2019)Santamaría-Buitrago, F. A., Ballesteros-Ricaurte, J. A., & González-Amarillo, Á. M. (2019). Ecosystem for the deployment and management of virtual laboratories based on the standard IMS LTI. Revista Facultad de Ingeniería, (28), 79-99. https://doi.org/10.19053/01211129.v28.n53.2019.10148 https://doi.org/10.19053/01211129.v28.n5...
|
Ecosystem for the deployment and management of virtual laboratories based on the standard IMS LTI |
O ecossistema para a implantação e gestão de laboratórios virtuais pode melhorar a experiência de acessibilidade de experimentos e formas interativas de observar, ilustrar, demonstrar e investigar. |
Schlemmer et al. (2020)Schlemmer, E., Di Felice, M., & Serra, I. M. R. de S. (2020). Educação OnLIFE: A dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, 36, Artigo e76120. https://doi.org/10.1590/0104-4060.76120 https://doi.org/10.1590/0104-4060.76120...
|
Educação OnLIFE: A dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem |
Apresenta uma realidade hiperconectada, em que o real e virtual se (con)fundem, instigando instituições, professores e estudantes a repensar o sistema educativo enquanto ecossistema. |
Terres (2021)Terres, M. B. (2021). Cartografia de projetos de aprendizagem: Uma proposta de abordagem projetual convivial do design estratégico [Tese de doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9726 http://www.repositorio.jesuita.org.br/ha...
|
Cartografia de projetos de aprendizagem: Uma proposta de abordagem projetual convivial do design estratégico
|
Está nas relações colaborativas e convivências a ressignificação política, social e cultural, em ruptura com os modelos monolíticos do contexto escolar. |
Vivanco (2015)Vivanco, G. (2015). Educación y tecnologías de la información y la comunicación: ¿Es posible valorar la diversidad en el marco de la tendencia homogeneizadora? Revista Brasileira de Educação, 20(61), 297-315. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206102 https://doi.org/10.1590/S1413-2478201520...
|
Educación y tecnologías de la información y la comunicación: ¿Es posible valorar la diversidad en el marco de la tendencia homogeneizadora? |
As TDIC precisam suportar o ecossistema comunicativo como parte da dimensão pedagógica e de inclusão social. |
Yakovleva (2022)Yakovleva, O. (2022). Digital learning environment values of pre-service teachers as a basis for successful professional self-realisation: A case study. Education Sciences, 12(2), Article 120. https://doi.org/10.3390/educsci12020120 https://doi.org/10.3390/educsci12020120...
|
Digital learning environment values of pre-service teachers as a basis for successful professional self-realization: A case study |
O DLE mostrou valorização do conteúdo digital, mas os professores não estão preparados para sua criação, desenvolvendo tolerância na comunicação, mas não apresentando habilidades suficientes para demonstrar empatia, e ainda precisam de treinamento para lidar com a gestão da aprendizagem. |
Zhao et al. (2021)Zhao, L., Thomas, P., & Zhang, L. (2021). Do our children learn enough in Sky Class? A case study: Online learning in Chinese primary schools in the Covid era March to May 2020. Smart Learning Environments, 8, Article 35. https://doi.org/10.1186/s40561-021-00180-9 https://doi.org/10.1186/s40561-021-00180...
|
Do our children learn enough in Sky Class? A case study: Online learning in Chinese primary schools in the Covid era March to May 2020 |
Em ecologias de e-learning, o aprendizado não é alcançado quando há menos coordenação dos professores, ausência de interação, feedback atrasado e tempos de aprendizado e comunicação curtos. |