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GROUNDED THEORY PARA INICIANTES: CONTRIBUTO PARA A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO

GROUNDED THEORY FOR BEGINNERS: A CONTRIBUTION TO RESEARCH IN EDUCATION

GROUNDED THEORY PARA PRINCIPIANTES: CONTRIBUCIÓN A LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN

GROUNDED THEORY POUR LES DÉBUTANTS: CONTRIBUTION À LA RECHERCHE EN ÉDUCATION

Resumo

A Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge.

GROUNDED THEORY; PESQUISA QUALITATIVA; EDUCAÇÃO; METODOLOGIA DA PESQUISA

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