Acessibilidade / Reportar erro

A AUTORREGULAÇÃO PERCEBIDA COMO PREDITORA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NO MOODLE

PERCEIVED SELF-REGULATION AS A PREDICTOR OF RESOURCE USE IN MOODLE

L’AUTORÉGULATION PERÇUE COMO PRÉDICTRICE DE L’UTILISATION DE RESSOURCES MOODLE

AUTORREGULACIÓN PERCIBIDA COMO PREDICTOR DEL USO DE RECURSOS EN MOODLE

Resumo

Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.

AUTORREGULAÇÃO; MOODLE; MEIOS DE ENSINO; TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br