Open-access CHAVES DIDÁTICAS E ORGANIZACIONAIS DE PRÁTICAS INOVADORAS SEGUNDO OS PROFESSORES

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as características das chaves didáticas e organizacionais de práticas inovadoras desenvolvidas nas escolas. Seguindo os princípios da metodologia qualitativa, realizaram-se entrevistas com 21 docentes responsáveis por práticas inovadoras de centros na província de Huelva (Espanha). Para a análise dos dados, identificaram-se 2 categorias emergentes, 11 dimensões, 90 códigos e 448 citações. Entre os resultados, destaca-se o desenho de propostas que incorporam mudanças metodológicas orientadas para a significatividade da aprendizagem, a abertura à comunidade e a flexibilidade dos agrupamentos dos alunos. As conclusões ilustram que as práticas impulsionam mudanças nos níveis didáticos e organizacionais dos centros, a fim de fomentar a aprendizagem significativa e de competência dos alunos.

INOVAÇÕES EDUCACIONAIS; ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR; SALA DE AULA; PESQUISA QUALITATIVA

location_on
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro