Acessibilidade / Reportar erro

CULTURA DIGITAL E ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA1 1 Trabalho apresentado como requisito parcial no processo de promoção à classe de Professor Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

CULTURE NUMÉRIQUE ET ENSEIGNEMENT DE LA LITTÉRATURE DANS LE SECONDAIRE

CULTURA DIGITAL Y ENSEÑANZA DE LITERATURA EN LA ESCUELA SECUNDARIA

Resumo

A cultura digital no ensino médio problematiza o modo como se dá a prática pedagógica e, no caso do ensino de literatura, a fruição e a interpretação das obras de arte literária no ambiente escolar. Este estudo dimensiona a percepção dos docentes da rede pública estadual da Bahia sobre o diálogo da cultura digital, mediante seus artefatos, com o fazer pedagógico na docência de literatura no ensino médio através de um survey aplicado a 802 docentes da rede estadual de ensino da Bahia que declararam ensinar literatura no ensino médio. O conjunto dos dados demonstra a inserção das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores de Literatura, com a consequente inserção da escola no modo de ser e de fazer mediado pelas tecnologias digitais.

CULTURA DIGITAL; ENSINO MÉDIO; LITERATURA; ENSINO

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br