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O DIZER DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

THE SAYING OF OTHERS IN TRAINEE TEACHERS’ IDENTITY CONSTRUCTION

EL DECIR DEL OTRO EN LA CONSTITUCIÓN IDENTITARIA DE PROFESORES EN FORMACIÓN

LE DIRE DE L’AUTRE LA CONSTITUTION IDENTITAIRE DES ENSEIGNANTS EN FORMATION

Resumo

Baseadas nas ciências da linguagem e da educação, objetivamos analisar elementos discursivos que indiciam a construção das identidades docentes emergentes na produção escrita no contexto do curso de graduação, em que são requeridas idas à escola como atividade do componente curricular. Nos ancoramos nos estudos do letramento e na abordagem bakhtiniana do discurso. Quanto à formação de professores no ensino superior, optamos por trabalhos com narrativas de trajetórias sobre a docência. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativo-interpretativista. Como um dos resultados, reiteramos a potência da produção escrita dos estagiários para mobilizar questões sobre a formação profissional docente. As réplicas em seus enunciados tornam visíveis como o dizer do outro afeta os sujeitos em situações da sala de aula. Procuramos acrescentar pistas e indícios sobre processos de formação de professores no âmbito universitário.

LETRAMENTO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FORMAÇÃO INICIAL; ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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