Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS DIDÁTICOS DO SABER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CHILENO PRINCIPIANTE

Resumo

Este estudo nos oferece uma análise da transferência didática do professor universitário principiante e pretende caracterizar o caminho da sua transformação em docente. A matriz metodológica da pesquisa foi um estudo de caso em três universidades regionais chilenas. Os dados provêm da aplicação de uma entrevista em profundidade e da análise do curriculum vitae do grupo consultado. Os resultados revelam elementos próprios da transposição didática na construção de saberes, na qual convergem fatores subjetivos, disciplinares, institucionais e experiências práticas do professor principiante. Inicialmente se produzem padrões de formação, que são questionados perante situações complexas. Interessa destacar que esse conhecimento é construído como um diálogo de saberes: ciência e pedagogia.

ENSINO SUPERIOR; DIDÁTICA; UNIVERSIDADES; PROFESSOR

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br