CLIMA ESCOLAR - MATRIZ |
DIMENSÃO |
CONCEITO |
GRUPO |
1. As relações com o ensino e com a aprendizagem |
A boa qualidade dessa dimensão se assenta na percepção da escola como um lugar de trabalho efetivo com o conhecimento, que investe no êxito, motivação, participação e bem-estar dos alunos, promove o valor da escolarização e o sentido dado às aprendizagens. Supõe também a atuação eficaz de um corpo docente estável e a presença de estratégias diferenciadas, que favoreçam a aprendizagem de todos, e o acompanhamento contínuo, de maneira a que nenhum aluno fique para trás. |
Aluno Professor Gestor |
2. As relações sociais e os conflitos na escola |
Refere-se às relações, aos conflitos e à percepção sobre a qualidade do tratamento entre os membros da escola. Abrange também a identificação pelos adultos das situações de intimidação e maus tratos vivenciadas nas relações entre pares, e a corresponsabilidade dos profissionais da escola nos problemas de convivência. A boa qualidade do clima relacional é resultante das relações positivas que ocorrem nesse espaço, das oportunidades de participação efetiva, da garantia do bem-estar, respeito e apoio entre as pessoas, promovendo continuamente o sentimento de pertencimento. |
Aluno Professor Gestor |
3. As regras, as sanções e a segurança na escola |
Essa dimensão diz respeito às percepções dos gestores, professores e alunos em relação às intervenções nos conflitos interpessoais na escola. Abrange a elaboração, conteúdo, legitimidade e equidade na aplicação das regras e sanções, identificando os tipos de punições geralmente empregados. Compreende, ainda, a ordem, justiça, tranquilidade, coerência e segurança no ambiente escolar. |
Aluno Professor Gestor |
4. As situações de intimidação entre alunos |
Essa dimensão trata da identificação das situações de intimidação e maus tratos vivenciadas nas relações entre pares e de bullying percebidos pelos alunos e dos locais em que ocorrem. |
Aluno |
CLIMA ESCOLAR - MATRIZ |
DIMENSÃO |
CONCEITO |
GRUPO |
5. A família, a escola e a comunidade |
Refere-se à percepção da qualidade das relações entre escola, família e comunidade, compreendendo o respeito, a confiança e o apoio entre esses grupos. Envolve o sentimento de ser parte integrante de um grupo que compartilha objetivos comuns. |
Aluno Professor Gestor |
6. A infraestrutura e a rede física da escola |
Trata-se da percepção da qualidade da infraestrutura e do espaço físico da escola, do seu uso, adequação e cuidado. Refere-se a como os equipamentos, mobiliários, livros e materiais estão preparados e organizados, para favorecer a acolhida, o livre acesso, a segurança, o convívio e o bem-estar, nesses espaços. |
Aluno Professor Gestor |
7. As relações com o trabalho |
Trata-se dos sentimentos dos gestores e professores com seu ambiente de trabalho e as instituições de ensino. Abrange as percepções quanto à formação e qualificação profissional, às práticas de estudos e às reflexões sobre as ações, à valorização, satisfação e motivação para a função que desempenham e ao apoio que recebem dos gestores e demais profissionais. |
Professor Gestor |
8. A gestão e a participação |
Abrange a percepção quanto à qualidade dos processos empregados para identificação das necessidades da escola, intervenção e avaliação dos resultados. Inclui também a organização e a articulação entre os diversos setores e atores que integram a comunidade escolar, no sentido de promover espaços de participação e cooperação, na busca de objetivos comuns. |
Professor Gestor |