Acessibilidade / Reportar erro

Por que o termo feminicídio incomoda tanto? um estudo de caso de comentários de posts da página do Facebook do Jornal O Globo * * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Why is the Term Femicide so Disturbing? A case study of comments posted to the Facebook page of the newspaper O Globo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a forma como cidadãos ordinários entendem e discutem a violência letal contra mulheres e a relação dessas discussões com o enquadramento que diferentes notícias dão a esse tipo de ocorrência. Adotamos a análise de conteúdo como estratégica metodológica para analisar comentários da página do Facebook do jornal O Globo sobre três casos de assassinatos contra a mulher, com enquadramentos jornalísticos distintos. Observamos que o termo feminicídio pode incomodar mais os cidadãos que comentam do que os casos de violência em si.

Feminicídio; Violência Contra a Mulher; Conversação Política; Deliberação Online; Facebook

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br