Acessibilidade / Reportar erro

Da constituição e da causalidade na pesquisa feminista nas Relações Internacionais* * Este artigo resulta da pesquisa conduzida no âmbito do projeto intitulado “Causa, causação e causalidade: uma investigação da explicação causal em Ciência Política e Relações Internacionais”, cadastrado em 2022 junto ao Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

On Constitution and Causality in Feminist Research in International Relations

Resumo

Os feminismos nas Relações Internacionais têm se caracterizado por uma cisma entre epistemologias críticas e empiricistas, com implicações para as práticas explicativas das feministas. Neste artigo, argumento que essa aparente cisma se dissolve quando recuperamos as ontologias feministas vis-à–vis suas explicações constitutivas e causais. Nesse processo, evoco a ideia de poderes causais para demonstrar a inter-relação entre constituição e causalidade e para reconfigurar o debate sobre explicação dentro dos feminismos das RI. Concluo que a explicação feminista é simultaneamente constitutiva e causal, o que é articulado pela ontologia dos poderes causais.

Causalidade; Constituição; Relações Internacionais feministas

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br