Acessibilidade / Reportar erro

Estranhos no paraíso: notas sobre os usos de aplicativos de busca de parceiros sexuais em San Francisco * * Este artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa desenvolvida entre janeiro e agosto de 2013, em San Francisco. Processo número 2012/17.206-8 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.

Resumo

A partir de uma etnografia desenvolvida em San Francisco, entre janeiro e agosto de 2013, este artigo explora o uso que homens gays adultos fazem de aplicativos para busca de parceiros amorosos e sexuais. A cidade passou da contracultura à gentrificação em um processo que também transformou as formas de sociabilidade. No que se refere à busca de parceiros, passou-se do cruising ao hookup , ou seja, o uso de aplicativos reitera uma progressiva seleção de parceiros a partir de critérios morais.

Aplicativos de Busca de Parceiros; Gentrificação; Cruising; Sexo Sem Compromisso; Aids; Serosorting

Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu Universidade Estadual de Campinas, PAGU Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Rua Cora Coralina, 100, 13083-896, Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 7873, (55 19) 3521 1704 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: cadpagu@unicamp.br