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“Por acaso eu não sou uma mulher?” Interseccionalidade em Luedji Luna e na cena musical de Salvador* * Esta pesquisa conta com o apoio do Edital Universal Edital MCTIC/CNPq nº 28/2018 – Universal/Faixa A. Partes deste artigo foram apresentadas no XXX Encontro Anual da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação).

And Ain’t I a Woman? Intersectional Issues in Luedji Luna’s Work and The Music Scene in Salvador

Resumo

Neste artigo, trazemos o estudo de caso do álbum visual da cantora e compositora Luedji Luna, Bom mesmo é estar debaixo d'água (2020), com o objetivo de avaliar a contribuição das mulheres negras feministas para a atual cena musical de Salvador. Ao fazer parte da rede de música diaspórica do Atlântico Negro, essa cena, que vem se renovando desde 2009, é por nós chamada de cena afrolatina. Mobilizando noções como interseccionalidade, racismo genderizado e cenas musicais, este trabalho busca pensar o conceito de cena musical a partir de um diálogo com questões de raça e gênero em uma perspectiva decolonial, o que nos permite compreender as visibilidades e invisibilidades de fenômenos culturais urbanos e contemporâneos em cidades negras e latinas como Salvador.

Cenas musicais; Interseccionalidade; Racismo genderizado

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