Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de desempenho e importância para consumidores de agroindústrias familiares na região norte do Rio Grande do Sul

RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é identificar qual a orientação estratégica das empresas agroindustriais e o nível de conformidade com as exigências dos consumidores, bem como, qual sua posição em relação aos principais concorrentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com nove agroindústrias familiares da Região Norte do Rio Grande do Sul (RS) e seus respectivos compradores. Para esta pesquisa foi utilizada a metodologia da matriz Importância X Desempenho de SLACK. A orientação estratégica das agroindústrias analisadas é a a diferenciação, apresentando na maioria dos itens estudados conformidade com as exigências dos consumidores. Ou seja, a posição das mesmas não está em desvantagem com seus concorrentes para a maioria dos critérios considerados fundamentais para os consumidores na hora de optar pela compra.

Palavras-chave:
agroindústrias familiares; matriz importância x desempenho; competitividade; orientação estratégica; posicionamento estratégico; Norte do Rio Grande do sul

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br