Acessibilidade / Reportar erro

Atributos do consumo e percepções sobre plantas medicianis e aromáticas: uma análise da segmentação do consumidor

RESUMO:

Nos últimos anos, o interesse crescente em plantas naturais e tradicionais, que são parte integrante da vida rural, tem sido observado devido a preocupações com a saúde e novas tendências sociais. A este respeito, plantas medicinais e aromáticas (PMA) estão se tornando mais populares entre os consumidores. O objetivo desta pesquisa é investigar as atitudes e comportamentos dos consumidores em relação às PMA, a fim de identificar possíveis grupos de consumidores distintos e examinar sua potencial ligação com as características do status demográfico e socioeconômico dos consumidores. Para detectar as diferenças percebidas entre os consumidores, a análise de componentes principais e a análise de cluster k-means foram realizadas usando os dados de uma pesquisa face a face (n=420) realizada em cinco grandes cidades da região mediterrânea da Turquia. A análise permite segmentar o mercado em três clusters homogêneos que possuem perfis comportamentais, atitudinais e sociodemográficos distintos. Esta segmentação é particularmente eficaz para a dinâmica e expansão do setor PMA como uma fonte importante para a vida rural.

Palavras-chave:
segmentação de consumidores; análise de cluster; plantas medicinais e aromáticas; comportamento do consumidor; desenvolvimento rural

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br