Acessibilidade / Reportar erro

Tecno-funcionalidades e capacidade antioxidante de farinha de grão-de-bico fermentada por Lacticaseibacillus casei ou por co-cultura (Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium e Streptococcus thermophilus)

RESUMO:

O grão-de-bico (Cicer arietinum L.; GB) é um dos pulses mais consumidos no mundo. A fermentação com bactérias ácido-láticas (BAL) é uma estratégia eficaz para potencializar a qualidade nutricional e tecnológica de farinhas de GB, além de reduzir os teores de fatores antinutricionais. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da fermentação com Lactobacillus casei ou por co-cultura na capacidade antioxidante e nas propriedades tecno-funcionais de farinha de GB. O GB foi fermentado a 28 °C por 96 h com Lactobacillus Casei ou a co-cultura, resultando nas amostras GBLC e GBCC, respectivamente, seco a 50 oC e moído para obtenção das farinhas. A fermentação reduziu a Aw e os parâmetros de cor (L*, a* e b*) das farinhas fermentadas (GBCC e GBLC). Nas propriedades tecno-funcionais, a farinha GBCC apresentou menor capacidade emulsificante (CE, 80%) e estabilidade da emulsão (EE, 82,50%). As farinhas GBLC e GBCC apresentaram diferenças significativas no poder de inchamento apenas a 25 °C e redução no índice de solubilidade em água (ISA) em todas as temperaturas estudadas. A fermentação com BAL reduziu a capacidade antioxidante das farinhas GBLC e GBCC determinada pelo método DPPH, já no método FRAP houve um aumento para GBCC e uma redução para GBLC. Quanto ao teor de fenólicos totais (TFT), observou-se um aumento de 231% da farinha de GBCC e 164% da farinha de GBLC. Assim, conclui-se que a fermentação com Lactobacillus Casei e co-cultura afetou a Aw, a cor, CE, EE , ISA, a capacidade antioxidante pelos ensaios de DPPH e FRAP e o TFT das farinhas fermentadas.

Palavras-chave:
Leguminosas; plant based; bactérias ácido-láticas; bioprocessamento

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br