Open-access Influência do ethephon e do ácido indolbutírico no enraizamento de estacas de ramos de goiabeira (Psidium guajava L.)

Influence of ethephon and indole butyric on the rooting of stem cuttings of guava (Psidium guajava L.)

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a influência do ethephon, do ácido indolbutírico (AIB) e do substrato no enraizamento de estacas obtidas de ramos de goiabeira. As plantas de um pomar com cinco anos de idade foram pulverizadas com ethephon nas concentrações de zero, 50 e 100ppm, sendo que após sete dias, foram feitas estacas de ramos do último lançamento, com três nós por estaca e um par de folhas. Estas foram tratadas com as concentrações de zero, 1000, 2000, 3000 e 4000ppm de AIB na forma liquida, por imersão de dois cm da base da estaca durante cinco segundos. Os substratos utilizados como meio de enraizamento foram vermiculita e cinza de casca de arroz. Os resultados mostram que com a utilização de vermiculita obteve-se maior percentagem de estacas enraizadas (21,48 %). Os reguladores Ethephon e AIB afetaram a percentagem de estacas enraizadas assim como o número de raízes.

propagação; substratos; nebulização


location_on
Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro