Acessibilidade / Reportar erro

Desvendando as relações de caracteres para a seleção de genótipos de trigo tolerantes a seca

RESUMO:

O estudo das relações genotípicas entre índices de tolerância à seca e caracteres agronômicos de interesse no melhoramento de trigo é útil para traçar estratégias de seleção. Objetivou-se com este trabalho investigar as relações de causa e efeito entre características agronômicas e índices de tolerância à seca via análise de correlações canônicas. Dois ensaios (controle e estresse) foram conduzidos no inverno de 2020 em Viçosa, MG, Brasil. Foram avaliados os caracteres (dias para o espigamento, altura da planta, massa e número de grãos por espiga, massa de cem grãos e rendimento de grãos). Os dados de produtividade dos ensaios de controle e estresse foram utilizados para construir cinco índices de tolerância à seca. Os dados foram submetidos à análise de modelos mistos para estimação dos parâmetros genéticos e predição dos valores genotípicos (REML/BLUP), em seguida, os valores genotípicos foram utilizados para calcular os coeficientes de correlação entre os caracteres. Dois grupos de caracteres foram estabelecidos para o estudo das correlações canônicas, sendo o primeiro grupo constituído pelas variáveis agronômicas e o segundo pelos índices de tolerância à seca. Houve efeito significativo de genótipo para todas as características avaliadas. Os pares canônicos foram significativos, o que indicou a existência de dependência entre os grupos. O caráter dias para o espigamento pode ser utilizado na seleção indireta de genótipos de trigo para tolerância à seca.

Palavras-chave:
Triticum aestivum L.; modelos mistos; tolerância a estresse hídrico; melhoramento de trigo tropical; parâmetros genéticos.

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br