Alinhamento entre o conteúdo teórico e a prática |
Conteúdo programático |
“Nós temos toda uma programação, um conteúdo programático, que é revisado anualmente, que é o projeto pedagógico, e dentro do conteúdo é abordado o tema das boas práticas” (E1). |
“Durante o desenvolvimento da residência, eles têm uma oficina, têm tutoria sobre boas práticas, seria a parte teórica, e eles vêm para aplicar, [...] aí são orientados por nós com todos os recursos e mecanismos facilitadores das boas práticas e eles aprendem junto com a gente, assistindo a gente a fazer e fazendo junto com a gente essas boas práticas” (E13). |
“Um dos primeiros módulos que eles têm no programa teórico da residência médica é de assistência ao parto, e dentro desse módulo eles têm todos os itens relacionados às boas práticas de assistência ao parto. Além disso, durante a atividade prática, a parte teórica é colocada em prática. É visto na teoria e no momento prático” (M1). |
Momento teórico e prático |
“A gente aborda em todos os momentos, nas aulas teóricas e durante a prática, todas as vezes que a gente presta assistência, a gente utiliza as boas práticas e vai passando isso para os residentes”. (E3) |
“Hoje em dia a prática já condiz mais com a teoria e desde o início, desde políticas públicas do primeiro módulo, a gente já traz os protocolos, as evidências [...], a residência é pautada, ela é sedimentada nessas boas práticas” (E4). |
“É visto no programa teórico-prático juntamente com os demais itens que constam da programação teórica e é ensinado na prática do dia a dia” (M9). |
Práticas na atenção ao parto normal |
Práticas demonstrativamente úteis |
“[...] As boas práticas são abordadas nas aulas teóricas e nas aulas práticas” (M11). |
“Os métodos não farmacológicos a gente tenta utilizar todos” (E12). |
“Presença de acompanhante e doula de livre escolha” (E5). |
“[...] contato pele a pele, clampeamento tardio do cordão, amamentação na primeira hora do parto” (M9). |
“[...] eu peço, conversem com a mulher, olhem no olho, escute o que ela tem a dizer, porque é aí que você vai nortear as suas práticas, [...] o vínculo é a principal forma, na minha opinião, de você prestar uma assistência qualificada nos preceitos de humanização, de um parto respeitoso, porque não adianta você querer colocar as mesmas coisas para todas, nem todas as coisas são do mesmo jeito” (E11). |
Práticas claramente prejudiciais |
“Em relação às práticas prejudiciais ou ineficazes que devem ser eliminadas e mostram atraso neste serviço estão o uso da infusão intravenosa de rotina, a posição de litotomia e puxo dirigido” (E5). |
Práticas sem evidências que devem ser utilizadas com cautela |
“Hoje não tem mais essa coisa da indução de rotina [...]” (E7). “A manobra de Kristeller, é rara mas ainda acontece” (E11). |
Práticas utilizadas de modo inadequado |
“Na residência de enfermagem nós abolimos a episiotomia, não é feito” (E2). “O toque por mais de um profissional é realizado porque a gente precisa ensinar, não é? [...] então a avaliação é dupla, do médico avaliador e do aprendiz” (M10). |