Morais et al.1515 Morais AM, Machado LS, Valença AMG. Definindo a abordagem de comunicação no planejamento de um serious games voltado para saúde bucal em bebês. In: Anais do 30. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação; 5. Workshop de Informática Médica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde; 2010.
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2011 |
Definir a abordagem de comunicação no planejamento e no desenvolvimento de serious games.
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Mães e bebês |
A abordagem da comunicação envolve as seguintes características: conceituação artística, tipo de narrativa, roteiro, enredo, ambiente, interatividade, gênero de jogo e jogabilidade. Esses elementos definem como o conteúdo pedagógico é apresentado. |
As mães usaram os dois protótipos e responderam a um formulário. |
O protótipo de abordagem lúdica apresentou leve vantagem quando comparado ao de abordagem formal quanto à motivação. Com relação à impressão, ambos ficaram empatados. |
Rodrigues2020 Rodrigues HF. Aplicando sistemas hápticos em serious games: um jogo para educação em higiene bucal [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2011.
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2011 |
Desenvolver e discutir sistemas hápticos em serious games para higiene bucal de adultos. |
Adultos |
O desenvolvimento envolveu planejamento pedagógico, equipe multidisciplinar: especialista, arte, projeto e programação. Framework livre da CyberMed.
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O game touch brush game.
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Os usuários tiveram facilidade de usar o dispositivo háptico do protótipo. |
Morais1717 Morais AM. Planejamento e desenvolvimento de um serious game voltado ao ensino de saúde bucal em bebês. [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2011.
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2011 |
Planejar e desenvolver um serious game para higiene bucal de bebês. |
Mães e bebês |
Metodologia de planejamento baseada na abordagem de comunicação junto ao público-alvo. |
87% das mães que interagiram com o dispositivo aprenderam algum conhecimento novo, e 53% conseguiram concluir o jogo. |
A importância de um planejamento da aplicação junto com uma equipe multidisciplinar. |
Rodrigues2222 Rodrigues MH. Criação, desenvolvimento e aplicação de serious game educativo para prevenção em saúde bucal infantil [dissertação]. Bauru, São Paulo: Universidade de São Paulo; 2014.
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2014 |
Desenvolver um serious game sobre avulsão dentária de dentes permanentes. |
Crianças |
Identificação das características do usuário, definição do público-alvo, problematização e conceituação do projeto, planejamento e desenvolvimento e aplicação e análise dos resultados. |
Game 'Caí, Perdi o dente... E daí?' As crianças gostaram do jogo por seu conteúdo atraente e cativante. |
Os objetivos propostos foram inteiramente atendidos, não somente nos limites do jogo, mas em todos os meios aos quais os jogadores pertencem: educadores e familiares. |
Vasconcelos Filho et al.1919 Vasconcelos Filho JE, Rocha GST, Sousa AG, Holanda EP, Silva EM, Macambira NA. Um jogo sério de apoio ao tratamento odontológico de crianças especiais. In: Anais do 13. Simpósio brasileiro de jogos e entretenimento digital. Porto Alegre; 2014 Nov 12-14. p. 625-628.
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2014 |
Desenvolver um serious game como apoio à higiene bucal de pacientes com paralisia cerebral (PC). |
Crianças |
20 Crianças com paralisia cerebral (GC), 20 crianças com outra deficiência (GCO) e 20 crianças normosistêmicas (GCO2).
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GC com 35% de observação geral, 50% no GCO e 100% no GCO2..
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O aplicativo, quando usado em crianças com PC, foi um meio facilitador da higiene bucal. |
Morais et al.1414 Morais AM, Machado LS, Valença AMG. Planejamento de um serious games voltado para saúde bucal em bebês. Rev Informática Teórica Aplicada 2011; 18(1):158-175.
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2011 |
Apresentar a metodologia utilizada no planejamento de um serious game.
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Mães e bebês |
Planejamento das abordagens de comunicação, equipe multidisciplinar, storyboard, protótipos, testes junto aos usuários e avaliação dos resultados. |
60% tinham acima de 38 anos, 65% relataram não ter conhecimento de informática, mas tal fato não afetou interação e motivação durante o jogo. |
Abordagem formal e lúdica, com relação à impressão, motivou de forma semelhante. Entretanto, no aspecto envolvimento na abordagem lúdica, houve maior motivação. |
Morais et al.1313 Morais AM, Machado LS, Valença, AMG. Serious game na odontologia: aplicações, características e possibilidades. In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde; Porto de Galinhas, 2010 out 18-22. São Paulo: Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.
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2010 |
Levantar e analisar os jogos relacionados com a Odontologia presentes na literatura e no mercado de jogos. |
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Pesquisa em base de dados, seleção de jogos comerciais e de serious games apresentados em campanhas educativas. |
Na Odontologia, predominam os jogos voltados para saúde bucal e higiene bucal, sendo que 79% são voltados para público infantil e 69% exploravam saúde e higiene bucal. |
Existe carência de jogos voltados para higiene bucal de bebês. |
Morais et al.1717 Morais AM. Planejamento e desenvolvimento de um serious game voltado ao ensino de saúde bucal em bebês. [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2011.
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2010 |
Desenvolver um serious game para higiene bucal de bebês. |
Mães e bebês |
Pesquisa em base de dados, seleção de jogos comerciais e de serious games apresentados em campanhas educativas, Storyboard, teste com protótipos e avaliação. |
Game 'Uma aventura na floresta da Dentolândia'. |
Assuntos como higiene bucal para bebês, higiene bucal para idosos, cuidados relacionados com aparelhos ortodônticos apresentam reais possibilidades de aplicação. |
Aljafari et al.2323 Aljafari A, Gallagher JE, Hosey MT. An oral health education video game for high caries risk children: study protocol for a randomized controlled trial. Trials 2015; 16(1):237.
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2015 |
Avaliar a aceitabilidade e eficiência de um jogo de educação em higiene oral por crianças e pais. |
Pais e filhos |
Protocolo de Ensaio clínico. Grupo controle: material educativo convencional (verbal). Grupo de intervenção: material educativo através de serious game. |
Desfecho primário: Pais e filhos, aumento no conhecimento referente à dieta medida pela aplicação de um quis, um aumento na escovação diária e melhor seleção alimentar evitando-se alimentos doces. |
Há poucos protocolos de ensaios clínicos como este disponíveis, e sugere que mais estudos nesta linha sejam realizados. |
Aljafari et al.2424 Aljafari A, Gallagher JE, Hosey MT. Can oral health education be delivered to high-caries-risk children and their parents using a computer game? A randomised controlled trial. Int J Paediatr Dent 2017; 27(6):476-485.
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2017 |
Comparar educação em saúde oral por um jogo de computador com a educação verbal. |
Pais e filhos |
Ensaio clínico randomizado cego. Desfecho primário mediu grau de satisfação da família, melhora no conhecimento sobre dieta e, por fim, mudanças no hábito de higiene bucal diário e consumo de petiscos. |
Depois de 3 meses, 55% apresentaram melhor conhecimento quanto à dieta, melhora na escovação diária, mas pouca mudança quanto a petiscos. |
Educação por meio de jogos de computador pode ser satisfatória e efetiva em melhorar os conhecimentos de crianças com alto risco de cáries quanto aos cuidados alimentares e de rotina diária de escovação. |
Dotta et al.2525 Dotta EAV, Campos JADB, Garcia PPNS. Elaboração de um jogo digital educacional sobre saúde bucal direcionado para a população infantil. Pesquisa Bras Odontopediatr Clínica Integrada 2012; 12(2):209-215.
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2012 |
Elaborar um jogo digital sobre saúde bucal para crianças de 5 a 7 anos. |
Crianças entre 5 e 7 anos |
Após o desenvolvimento, o jogo foi analisado por três profissionais: dentista, pedagogo e psicólogo. |
De acordo com os cirurgiões-dentistas, os conceitos odontológicos emitidos estão adequados. Para os pedagogos, a escolha de um super-herói foi acertada e as explicações dadas estão bem elaboradas. Para os psicólogos, o jogo apresenta potencialmente um efeito positivo sobre o aprendizado das crianças. |
Apesar das alterações sugeridas, o jogo apresenta-se adequado para o ensino de saúde bucal por meio da brincadeira. |