Resumo
O estudo tem como objetivo analisar a associação entre o comportamento de bullying, experiências adversas na infância e capital social no final da adolescência. Foram recrutados estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 19 anos, de uma região metropolitana do Brasil, para uma pesquisa epidemiológica seccional, com uma amostra de 2.281 alunos, estratificada por município de localização da escola. Foram produzidas estatísticas descritivas e inferenciais, com base em três instrumentos: Olweus Bully/Victim Questionnaire, Childhood Adversity History Questionnaire e Integrated Questionnaire to Measure Social Capital, em versões adaptadas. Os resultados mostraram que os fatores associados às vítimas de bullying foram gênero e adversidade na infância. Os fatores associados aos agressores de bullying foram gênero, adversidades na infância e capital social cognitivo. E os fatores associados aos agressores-vítimas de bullying foram gênero, adversidades na infância e capital social cognitivo. Conclui-se que o bullying está associado a adversidades na infância e também ao capital social cognitivo, e apontam para a necessidade de abordar as causas da violência, a fim de proporcionar um desenvolvimento saudável e seguro para crianças e adolescentes, prevenindo resultados negativos para a saúde física e mental.
Palavras-chave:
Adolescente; Bullying; Exposição à violência; Capital social; Saúde escolar