Resumo
O estudo investiga a associação entre o contexto escolar e a ocorrência de múltiplos parceiros entre adolescentes, considerando as variáveis individuais. Estudo transversal com análise multinível, realizado no período de fevereiro a junho de 2018 com estudantes de 14 a 19 anos. A variável desfecho (múltiplos parceiros sexuais) foi coletada com base no questionário Youth Risk Behavior Survey (YRBS). As variáveis do contexto escolar foram tempo na escola (escola regular vs escola integral/semi-integral) e índice de vulnerabilidade social (IVS) do bairro onde a escola está localizada. De 2.500 participantes, 1.044 foram analisados por serem sexualmente ativos. A maioria dos adolescentes (63,89%) teve dois ou mais parceiros. Estudantes de escola regular (mínimo de 4h diárias) tiveram mais chances (OR 1.47, IC 1.10-1.97) de terem múltiplos parceiros sexuais quando comparados àqueles de escola integral/semi-integral (mínimo de 7h diárias). Porém, não houve associação em relação ao IVS dos bairros das escolas (OR 1.18, IC 0.82-1.70). Maior tempo na escola esteve associado a menor chance de múltiplos parceiros sexuais, enquanto estudar em escolas localizadas em bairro de alta vulnerabilidade não esteve associado à ocorrência de múltiplos parceiros sexuais entre adolescentes.
Palavras-chave:
Adolescentes; Parceiros sexuais; Educação; Índice de vulnerabilidade social; Análise multinível