Acessibilidade / Reportar erro

Os autores respondem

The authors reply

DEBATEDORES DISCUSSANTS

Os autores respondem

The authors reply

Nossos colegas, pesquisadores brasileiros e canadenses, identificaram muito bem os desafios de uma abordagem em saúde pública, para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Entre os principais aspectos dessas abordagens, foram destacadas as diferentes formas de violências contra crianças e adolescentes e a sua relação com a saúde e o bem-estar; algumas propostas metodológicas de observação dos fatores de risco ou de proteção para a saúde, segundo o sexo e faixa etária, assim como as condições sociais e os contextos familiares e culturais onde estas crianças vivem e se desenvolvem; a importância do reforço à rede de trocas de informações; o papel estratégico da formulação e experimentação de intervenções preventivas inovadoras, a nível local; a detecção de mecanismos para a transferência eficaz de conhecimentos voltados à melhoria das práticas e políticas, direcionadas à infância e adolescência; a promoção de uma abordagem ecossistêmica, para a compreensão do pleno desenvolvimento nas etapas da infância e adolescência, com o objetivo de proporcionar saúde e bem-estar às nossas crianças e adolescentes.

De modo geral, as ações implementadas por profissionais das mais diversificadas áreas do conhecimento, nos diferentes contextos, apontam a viabilidade de trocas de experiências e de atuação, diante do desafio de contribuir para o bem-estar de todos.

Entretanto, no nosso ponto de vista, o maior e mais urgente desafio está relacionado à mobilização dos adultos que fazem parte do ambiente dessas crianças, para que formem famílias e comunidades saudáveis e resilientes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Out 2007
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br