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Pós-Graduação em Saúde Coletiva: Um Projeto em Construção

Este artigo apresenta uma reflexão analítica sobre a Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, a partir de três elementos: um processo de avaliação da área liderado pela ABRASCO durante os anos de 1995 e 1996, abrangendo a evolução histórica dos programas, suas estruturas curriculares, a demanda aos cursos, os egressos e a produção e difusão técnico-científica; um processo de discussão do Sistema Nacional de Pós-Graduação, realizado pela comunidade acadêmica e coordenado pela CAPES durante o ano de 1996; e uma contextualização da crise cultural e institucional que afeta toda a área de ciência e tecnologia, incluindo-se o setor saúde, a partir das novas questões trazidas pelo movimento de globalização.

O texto demonstra que a Pós-Graduação em Saúde Coletiva compartilha com o sistema nacional seus êxitos e problemas, possuindo um grau de maturidade suficiente para promover as inflexões necessárias às mudanças conceituais e organizacionais que o momento histórico requer, preservando sua tradição originária e reafirmando seus compromissos acadêmico e social.

Avaliação; Ciência e Tecnologia; Pós-Graduação; Saúde Coletiva


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