O objetivo deste artigo é avaliar as oficinas de "aceitação ao paciente" para os cirurgiões-dentistas e de autocuidado para os portadores de periodontite crônica. Pacientes em atendimento nas clínicas de periodontia dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia e alunos de especialização em periodontia, em Fortaleza (CE), participaram de oficinas educativas. Os pacientes do grupo de intervenção e controle responderam a um questionário estruturado no início e no final do tratamento. Foi realizado o diário de campo em todas as oficinas. Para a comparação entre os momentos antes e depois, nos dois grupos, foi realizado o teste McNemar, com uma probabilidade de p < 0,05. No grupo de intervenção, houve um incremento do conhecimento em relação ao nome, às causas e aos fatores relacionados à doença (p < 0,05). No grupo-controle, não houve aumento na compreensão do caráter crônico, ao contrário do grupo de intervenção. Os cirurgiões-dentistas demonstraram pouca habilidade em lidar com pacientes crônicos. As oficinas educativas aos portadores de periodontite crônica acrescentam conhecimentos sobre a doença, suas causas e seu caráter crônico, principalmente pela metodologia pedagógica utilizada e o diálogo com a cultura popular.
Periodontite; Motivação; Autocuidado; Educação em saúde; Doença crônica