Acessibilidade / Reportar erro

Diferenças entre homens e mulheres vítimas de acidente de trânsito atendidos em emergências de Porto Alegre, RS, Brasil

Dirigir sob a influência de álcool/drogas (DUI) contribui para ocorrência de acidentes de trânsito, sendo que homens e mulheres diferem quanto ao seu consumo.

Objetivo:

Analisar as diferenças no consumo de álcool/drogas e nos comportamentos de risco para dirigir entre homens e mulheres.

Método:

Estudo transversal, com amostra consecutiva de 609 vítimas de acidentes de trânsito atendidas nas emergências de Porto Alegre. Realizou-se entrevista estruturada, teste de bafômetro e saliva para screening de álcool e drogas.

Resultados:

As mulheres acidentaram-se principalmente como passageiras e pedestres, (p < 0.001). Não houve diferença na triagem para abuso/dependência ou alcoolemia positiva. Porém, os homens referiram mais "beber pesado" e utilizaram mais THC e cocaína, enquanto as mulheres utilizaram benzodiazepínicos (p < 0.05).

Conclusão:

Este é o primeiro estudo brasileiro a comparar uso de álcool e drogas entre homens e mulheres vítimas de acidentes de trânsito. Os dados podem ser úteis na elaboração de estratégias específicas de prevenção que considerem as diferenças de gênero.

Acidente de trânsito; Diferenças de gênero; Álcool e drogas; Dirigir sob a influência (DUI)


ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br