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Cyberbullying entre escolares brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2019

Resumo

O estudo analisou a associação entre Cyberbullying e fatores sociodemográficos, familiares, de saúde mental e comportamentais em escolares (13 a 17 anos) brasileiros. Trata-se de um estudo transversal com dados da PeNSE 2019. Realizou-se análise multivariada com regressão de Poisson. A prevalência de Cyberbullying foi de 13,2% e foi maior entre os adolescentes que sentiam que ninguém se preocupava com eles (RP=1,47; 1,36-1,59); se sentiam tristes (RP=1,5; 1,4-1,7); referiram que a vida não vale a pena (RP=1,71; 1,59-1,84); não tinham amigos (RP=1,68; 1,50-1,87); sofriam agressão dos pais (RP=1,54; 1,45-1,65); faltavam às aulas sem autorização (RP=1,13; 1,06-1,20); usavam tabaco (RP=1,19; 1,10-1,30); bebidas alcóolicas (RP=1,16; 1,08-1,25); drogas ilícitas (RP=1,14; 1,04-1,25); e tiveram relação sexual (RP=1,23; 1,14-1,33). Tiveram menor prevalência os adolescentes do sexo masculino (RP=0,85; 0,80-0,91), os mais velhos (16-17 anos) (RP=0,88; 0,82-0,95) e que reportaram ter supervisão dos pais no tempo livre (RP=0,78; 0,73-0,83). O Cyberbullying tem elevada prevalência e destaca-se a importância de monitorar a prática, estabelecendo ações de prevenção nas escolas.

Palavras-chave:
Cyberbullying; Adolescentes; Violência; Inquérito epidemiológico; Saúde mental

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