Resumo
O objetivo neste estudo foi conhecer a percepção do usuário sobre a resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde, e analisar as associações entre resolutividade e características sociodemográficas e de acesso ao serviço. Tratou-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, na qual 461 usuários responderam a entrevistas individuais. A variável desfecho foi a resolutividade do serviço odontológico, obtida através da seguinte pergunta: “Em sua opinião, o dentista desta unidade de saúde está conseguindo resolver todos os seus problemas de saúde bucal? (sim/não)”. As variáveis independentes foram agrupadas em: sociodemográficas, e de acesso ao serviço. A maioria dos participantes relatou que seus problemas de saúde bucal estavam sendo resolvidos. Por meio da regressão de Poisson, observou-se que a falta de resolutividade esteve associada a não considerar o horário de trabalho do cirurgião-dentista conveniente; à grande demora para conseguir realizar o agendamento para a unidade de saúde; e ao tempo na sala de espera ser muito demorado. Os resultados revelaram a percepção positiva que o usuário teve sobre a resolutividade do serviço público odontológico, e a relação existente entre o acesso ao serviço e a capacidade resolutiva referida.
Palavras-chave
Assistência odontológica; Efetividade; Sistema Único de Saúde; Acesso aos serviços de saúde