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Prevalência de hipermetropia e fatores associados em escolares do ensino fundamental

A hipermetropia é o estado refrativo mais comum na infância. Este estudo objetiva investigar a prevalência de hipermetropia moderada e fatores associados entre escolares, tendo em vista haver poucos estudos sobre o assunto. Métodos: Estudo transversal com 1.032 crianças do 1º ao 8º anos de duas escolas públicas da zona urbana de uma cidade do sul do Brasil, no período de abril a dezembro de 2012. Ambos os olhos foram cicloplegiados e o erro refrativo foi medido através de autorrefração. Foi aplicado questionário socioeconômico e cultural. A análise multivariada foi realizada utilizando a regressão de Poisson. Resultados: A prevalência de hipermetropia moderada foi de 13,4% IC95% (11,2% - 15,4%) e 85% deles não usam óculos. Idade ficou inversamente associada com hipermetropia moderada enquanto sexo feminino OR=1,39 IC95% (1,02 - 1,90) e cor de pele branca OR=1,66 IC95% (1,04 - 2,66) foram fatores de risco para o desfecho. Conclusão: Este estudo avança na estimativa de prevalência de hipermetropia leve e moderada por faixa etária e por idade específica, enfatizando o grave problema da falta de correção no sul do Brasil. O estudo destaca a importância de detalhar e caracterizar a quantidade de tempo gasto em atividades de longe e de perto e ao ar livre.

Hipermetropia; Prevalência; Criança; Adolescente; Estudante


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