Zabalegui et al.2323. Zabalegui A, Escobar MA, Cabrera E, Gual MP, Fortuny M, Mach G,
Ginesti M, Narbona P. Análisis del programa educativo PECA para mejorar la
calidad de vida de las personas mayores. Aten Primaria 2006;
37(5):260-265. 2006 MEDLINE II |
Determinar a eficácia, ao longo de 12
meses, do Programa Educativo de Autocuidado do Idoso (PECA) sobre a
qualidade de vida, o estado nutricional e o apoio social percebido
de pessoas maiores de 65 anos que vivem em seu próprio
domicílio. |
Ensaio clínico, aleatorizado.
Programa educativo sobre atividade física, estado nutricional e
apoio social. |
Encontraram-se diferenças
estatisticamente significativas entre observações pré
e pós-intervenção no estado nutricional. |
Rana et al.2020. Rana AKMM, Wahlin A, Lundborg CS, Kabir ZN. Impact of health
education on health-related quality of life among elderly persons: results from
a community-based intervention study in rural Bangladesh. Health Promot
Int 2009; 24(1):36-45. 2009 MEDLINE II |
Examinar se a aderência das
atividades de intervenção de educação em
saúde contribui para melhorar a qualidade de vida geral e suas
dimensões específicas. |
Estudo de intervenção.
Aconselhamento, reuniões de grupos e oficinas com
orientações e recomendações sobre atividade
física e hábitos alimentares e distribuição de
cartazes e folhetos. |
No grupo não aderente as
probabilidades de escores maiores foram menos prováveis na
qualidade de vida global. Entre o grupo controle, escores maiores
foram menos prováveis nas dimensões física,
espiritual, social, ambientais e qualidade de vida global. |
Tamari et al.2121. Tamari K, Kawamura K, Sato M, Harada K. Health education
programs may be as effective as exercise intervention on improving
health-related quality of life among Japanese people over 65 years.
Australas J Ageing 2012; 31(3):152-158. 2012 MEDLINE III |
Examinar os efeitos de curto prazo de um
programa educacional de 3 meses estruturado na qualidade de vida
entre os residentes na comunidade de povo japonês com 65 anos e
mais velhos. |
Estudo de intervenção de
braço único pareado por idade, sexo e índice de massa
corporal. Programa educacional através de palestras, conselhos,
aulas de exercícios físicos em grupos. |
Melhorias significativas foram observadas
nas subescalas de saúde e de vida gerais do Short-Form 36 no
grupo educativo. |
Costa et al.1616. Costa M, Rocha L, Oliveira S. Educação em saúde:
estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade.
Revista Lusófona de Educação 2012;
22:123-140. 2012 SciELO III |
Investigar se o nível de qualidade de
vida da terceira idade é influenciado pela utilização
de exercícios psicomotores como estratégia de
educação em saúde. |
Estudo descritivo, de abordagem
quantitativa e delineamento quase experimental apenas com o
pós-teste. Grupo educativo de exercícios
cinético-funcionais. |
Os domínios físico,
psicológico, relações social e ambiental e qualidade
de vida total apresentaram diferenças estatísticas
significantes entre idosos ativos e inativos, bem como no teste de
Berg, que avaliou o equilíbrio funcional. |
Maldonado et al.2222. Maldonado MLM, Muñoz EC, Núñez VMM. Program of
active aging in a rural Mexican community: a qualitative approach. BMC
Public Health 2007; 7:276. 2007 MEDLINE IV |
Analisar os fatores que contribuem para a
capacitação dos idosos em uma comunidade rural mexicana
para promover o envelhecimento ativo contínuo e
sistemático. |
Estudo de intervenção baseado no
paradigma pesquisa-ação. Grupos de idosos, oficinas com
palestras, apresentações, discussões de casos. |
Fatores que influenciaram positivamente o
treinamento dos idosos para um envelhecimento ativo foram
ensinamentos sobre gerontologia, motivação, autoestima,
responsabilidade, sentimento de pertença ao grupo e a partilha
de informações. |
Martins et al.1717. Martins JJ, Barra DCC, Santos TM, Hinkel V, Nascimento ERP,
Albuquerque GL, Erdmann AL. Educação em saúde como suporte para a
qualidade de vida de grupos da terceira idade. Rev eletrônica
enferm [periódico na Internet]. 2007 [acessado 2013 set 15];
9(2):443-456. Disponível em:
http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n2/v9n2a12.htm http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n2/v9n2...
2007 CINAHL IV |
Conhecer as necessidades de
educação em saúde do idoso que frequenta grupos de
terceira idade. |
Estudo exploratório, descritivo e
analítico, com abordagem quantitativa. Atividades e
técnicas grupais, com aulas expositivas dialogadas, recorte e
colagem, explosões de ideias, dramatização, oficinas
e fórum de discussão. |
As atividades sugeridas pelos idosos foram
verificação de pressão arterial e controle de
glicemia capilar, palestras com equipe multiprofissional,
acompanhamento de equipe multiprofissional, passeios, yoga e
caminhadas. |
Campos et al.1818. Campos CNA, Santos LC, Moura MR, Aquino JM, Monteiro EMLM.
Reinventando Práticas De Enfermagem Na Educação Em Saúde:
Teatro Com Idosos. Esc Anna Nery Rev Enferm 2012;
16(3):588-596. 2012 LILACS IV |
Elaborar uma intervenção de
enfermagem em educação em saúde, com enfoque na
promoção à saúde de um grupo de idosos,
utilizando as artes cênicas como ferramenta. |
Pesquisa-ação. Artes
cênicas com grupo de idosos. |
O teatro contribuiu para a
ampliação da rede social, da autodeterminação,
do humor e na descoberta de novas possibilidades de
viver/envelhecer. |
Patrocinio, Pereira1919. Patrocinio WP, Pereira BPC. Efeitos da educação em
saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a
educação gerontológica. Trab Educ Saúde
2013; 11(2):375-394. 2012 SCIELO V |
Implantar e analisar os efeitos de um
programa de educação popular em saúde dirigido a
idosos comunitários sobre as atitudes dos mesmos em
relação à própria existência nessa etapa de
suas vidas. |
Estudo de intervenção. Programa
educativo com grupo de idosos a partir de discussões pautadas
nos pilares da educação popular em saúde. |
Houve diminuição
estatisticamente significante na frequência de atitudes
negativas, aumento das positivas e aumento da percepção de
que a velhice comporta tanto ganhos quanto perdas. |