Acessibilidade / Reportar erro

Regionalização no SUS: uma revisão crítica

Resumo

O artigo tem por objeto a produção científica sobre o tema da Regionalização da Saúde em periódicos brasileiros indexados no SciELO.

Objetivo

Revisar tal produção, trabalhando os resultados como subsídios para gestores na tomada de decisão e também para o processo de análise da produção acadêmica sobre a temática.

Método

Busca na base de dados online de artigos no SciELO, utilizando-se 02/06/2016 como corte temporal, ‘regionalização’ e ‘saúde’ como termos pesquisados e todos os índices como ‘abrangência da pesquisa’. Identificou-se 102 referências, cujos resumos foram analisados, chegando-se a 70 artigos que, efetivamente, discutem a regionalização da saúde no Brasil. Encontrou-se 4 artigos em periódicos fora da área da saúde.

Análise

Critérios institucionais (periódico, área temática, data da publicação, abrangência, quantidade de autores) e categorias analíticas criadas pelo autor – Tipo 1, envolvendo “Estudos Exploratórios” (26), “Estudos Avaliativos” (6), “Estudos Comparados” (3) e “Relatos de Experiência” (5); Tipo 2, abrangendo “Textos Teóricos-Analíticos” (20) e “Revisões Histórico-Conceituais” (4); Tipo 3, com “Editoriais” (3) e “Resenhas de Livros” (3).

Resultados

A regionalização tem repercussão nos periódicos a partir de 2010. Predominam artigos na categoria de Tipo 1.

Regionalização; Planejamento em saúde; Redes; SUS

ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br