Resumo
O ambiente organizacional está relacionado com o grau de motivação de seus colaboradores. Essa percepção é essencialmente sentida, não se vê e nem se toca, mas tem uma existência real. Este estudo objetiva identificar as dificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público do Distrito Federal. Metodologicamente foi realizado um estudo descritivo e exploratório caracterizado por uma abordagem qualitativa. A análise de conteúdo temática conduziu a três dimensões interpretativas: ambiente e condições de trabalho; comunicação, relacionamento interpessoal e fluxos de trabalho; e motivação para a melhoria do ambiente de trabalho. Os resultados apontam para um déficit de recursos humanos, escassez de recursos materiais, insumos, estrutura física precária, além de problemas de relacionamento interpessoal, como a (des)valorização do profissional enfermeiro e da enfermagem. Os desafios postos para os gestores estão para além da dimensão técnica e estrutural, da complexidade tecnológica dos equipamentos sem manutenção, desdobra-se pela dimensão humana, pelos sentimentos e pelas necessidades não atendidas (de valorização) da enfermagem, que precisa ser cuidada, valorizada, ouvida e vista no seu processo de cuidar.
Palavras-chave:
Hospital Público; Ambiente de Trabalho Colaborativo; Equipe de Enfermagem; Relacionamento interpessoal