Sebastian, Parthasarathi e Ravi (2021) |
Sessões educativas por meio de módulo educativo validado com conteúdo sobre processo de imunização (armazenamento e transporte de imunobiológicos, EAPVs, administração de vacinas, descarte de resíduos e problemas associados). |
Questionário pré-teste e pós-teste validado. |
Houveram melhoras estaticamente significativas na avaliação pós-intervenção em todas as etapas do processo de imunização que envolvem a prevenção e manejo de EAPVs, incluindo armazenamento (p-0,001), transporte (p-0,001), administração, incluindo descarte de resíduos (p-0,001), monitoramento e notificação de EAPVs (p-0,001), conhecimento de EAPVs (p-0,001). A notificação de EAPVs melhorou 30% na fase pós-educação. |
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Formação aprofundada sobre rede de frio com transmissão por PowerPoint e discussão detalhada seguido de treinamento prático com visitas de campo sobre o monitoramento da temperatura da rede de frio, incluindo a interpretação do monitor de frascos de vacina, teste de agitação, manutenção preventiva e plano de contingência de emergência. |
Questionário pós-intervenção e avaliação visual da rede de frio pré e pós-intervenção. |
Os resultados foram significativos (p < 0,05) pós-intervenção educativa para a prevenção de eventos após a imunização (condições internas dos equipamentos da rede de frio, da colocação de vacinas, da manutenção da temperatura e da criação de um manipulador de rede de frio designado em cada ponto da rede de frio). A conscientização e a habilidade dos manipuladores da rede de frio não foram satisfatórias sobre vacinas sensíveis ao calor e frio, manutenção preventiva, plano de contingência correto e monitoramento de temperatura nos feriados. |
Musa, Parakoyi e Akanbi (2006) |
Um treinamento com o seguinte conteúdo: segurança de injeção, descarte de resíduos de injeção e perigos associados à prática de injeção insegura. |
Questionário pré-teste e pós-teste. |
Houve melhoras estatisticamente significativas (p < 0,05) pós-intervenção para a prevenção de eventos pós-vacinais por meio da administração de vacinas, pois o grupo caso apresentou melhor conhecimento sobre segurança da injeção do que os do controle. Também houve melhora nas práticas de segurança da injeção nas unidades de saúde do grupo caso em relação ao controle, mas não foram estatisticamente significativas, exceto na parte de uso único de seringa para aspirar a vacina de cada paciente. |
Mallik et al. (2011) |
Formação aprofundada sobre rede de frio com transmissão por PowerPoint e discussão detalhada seguido de treinamento prático com visitas de campo sobre o monitoramento da temperatura da rede de frio, incluindo a interpretação do monitor de frascos de vacina, teste de agitação, manutenção preventiva e plano de contingência de emergência. |
Questionário pós-intervenção e avaliação visual da rede de frio pré e pós-intervenção. |
Os resultados foram significativos (p < 0,05) pós-intervenção educativa para a prevenção de eventos após a imunização (condições internas dos equipamentos da rede de frio, da colocação de vacinas, da manutenção da temperatura e da criação de um manipulador de rede de frio designado em cada ponto da rede de frio). A conscientização e a habilidade dos manipuladores da rede de frio não foram satisfatórias sobre vacinas sensíveis ao calor e frio, manutenção preventiva, plano de contingência correto e monitoramento de temperatura nos feriados. |
McKeirnan et al. (2018) |
Programa de treinamento em administração de imunização, composto por um estudo domiciliar e um treinamento ao vivo que teve como conteúdo conceitos básicos de imunização, calendário vacinal, busca de faltosos, documentação e processo de imunização. O estudo domiciliar foi mediante uma apresentação narrada através da plataforma de vídeo Panopto e o treinamento ao vivo consistiu também em apresentar o conteúdo e realizar práticas de administração de vacinas até adquirir competência. |
Questionário pré-teste e pós-teste e número de imunizações administradas pelos técnicos e de EAPVs depois do treinamento. |
25 técnicos completaram o treinamento em casa e ao vivo e 29 fizeram a avaliação em casa e passaram com mais de 70% de competência na primeira tentativa. Os técnicos afirmaram aumento da confiança na prática de imunização na pesquisa pré e pós treinamento. Entre dezembro de 2016 e maio de 2017, eles administraram 953 imunobiológicos com 0 EAPVs relatados. |
Lee et al. (2012) |
Orientação individual e entrega de folhetos educativos com conteúdo sobre cuidados com o armazenamento de vacinas. |
Questionário na fase de pré-intervenção e pós-intervenção e lista de verificação. |
A pontuação média das listas de verificação após a educação foi de 9,74 de 15 pontos (p < 0,001). Antes da intervenção, os participantes demonstraram diversos erros de imunização relacionados ao cuidado com a rede de frio e após a intervenção, houveram melhores práticas no registro das temperaturas de armazenamento (p = 0,016), armazenamento de vacinas no centro da geladeira (p = 0,004), armazenamento de vacinas com outros medicamentos e itens não médicos (p = 0,031). A pontuação média a partir dos questionários após a educação foi de 10,48 de 14 pontos (p < 0,001). |
Holla, Borker e Bhat (2013) |
Supervisão de apoio e sessões de treinamento em rotina de imunização com conteúdo sobre calendário nacional de imunização, gestão da rede de frio, injeção segura e descarte de resíduos e EAPVs. |
Questionário pré-teste e pós-teste e supervisão. |
O conhecimento geral entre os médicos melhorou após a sessão de treinamento em rotina de imunização para prevenção de erros programáticos, incluindo aspectos como administração e segurança da vacinação, cuidado com rede de frio e conhecimento sobre os EAPVs. A pontuação média do pré-teste foi de 30,65% e do pós-teste de 48,68% (p < 0,001) ao todo. A supervisão de apoio também foi útil para melhorar as sessões de imunização de rotina, onde obteve desempenho de 100% no uso correto de diluentes. |