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Aquisição de alimentos para consumo fora do domicílio no Brasil entre 2002 e 2018

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar a evolução da aquisição de alimentos para consumo fora de casa no Brasil de 2002 a 2018. A tendência de compra de alimentos para consumo fora de casa no Brasil foi avaliada pela comparação de dados de compra de alimentos das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) de 2002-2003, 2008-2009 e 2017-2018. A frequência de aquisição de alimentos foi estimada de acordo com variáveis sociodemográficas e o custo médio. Em 2002-2003, a frequência de compra de alimentos para consumo fora do domicílio foi de 35,2% (IC95%: 34,4-35,9), aumentando para 41,2% (IC95%: 40,4-42,0) em 2008-2009, seguido por um declínio em 2017-2018 (32,3%; IC95%: 31,7-32,9). Foi observada tendência de queda na frequência de compras de bebidas alcoólicas e refrigerantes, enquanto fast food manteve a frequência entre as duas últimas pesquisas. Os gastos com esse tipo de alimentação aumentaram entre 2002-2003 e 2008-2009, enquanto o valor médio desse tipo de gasto se manteve entre 2008-2009 e 2017-2018. Os brasileiros aumentaram as compras de alimentos para consumo fora de casa entre 2002-2003 e 2008-2009, diminuindo em 2017-2018. Uma queda consistente na compra de bebidas alcoólicas e refrigerantes foi observada ao longo do tempo, enquanto o grupo das refeições apresentou aumento significativo.

Palavras-chave:
Consumo alimentar; Inquéritos nutricionais; Inquéritos alimentares; Hábitos alimentares; Comportamento do consumidor

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