Resumo
Sexualidade insere-se num cenário de controle social e cultural, portanto sua abordagem deve ir além dos aspectos biológicos. O Questionário de Educação Sexual em Meio Escolar (QUESME) avalia o conhecimento, o conforto, a motivação e o envolvimento dos/as professores/as em relação à educação sexual. O objetivo deste artigo é adaptar culturalmente e verificar a confiabilidade do QUESME. Foi realizada adaptação cultural e validação de conteúdo pelo comitê de especialistas. Para a confiabilidade utilizou-se o alpha de Cronbach e sua estratificação. Foi aplicado a 100 professores/as com idade média de 44,45 (9,62) anos. Expressões foram modificadas mantendo-se o conteúdo da versão original. A questão sobre conhecimento foi a mais modificada devido às diferenças normativas dos países. A confiabilidade foi semelhante ao instrumento original: os menores valores encontrados foram α = 0,741 para eficácia de resultado, α = 0,812 e α = 0,849 para envolvimento cognitivo. Conclusão: O QUESME foi adaptado culturalmente para o Brasil apresentando boa confiabilidade. É relevante, pois avalia as ações de educação sexual amplamente, podendo auxiliar na implementação e acompanhamento de políticas públicas relacionadas à promoção de saúde nas escolas.
Saúde escolar; Sexualidade e desenvolvimento psicossexual