Open-access Discurso do Outro e estigma no processo de formação de identidade entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens que utilizam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP)

Resumo

Com o avanço global da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) questões sobre a formação do processo (bio)identitário de gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens usuários de PrEP complexificam-se para além de expressões de orientação sexual. Realizamos uma análise de conteúdo com categorias temáticas em um grupo online de usuários de PrEP orientada por abordagens de redes sociais e individualização social. Os indivíduos veem-se como PrEPsters como parte de um clube de PrEP, enquanto lidam com conflitos nas relações sexuais soro-discordantes. Discursos de autovalorização e de estigma contra pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) surgiram como temas complexos na produção dos processos de identidade em quatro domínios interconectados: (1) autovalorização como uma estratégia para minorar ansiedade e o medo relacionados à aquisição de HIV, (2) valorização de grupo e expressões de empoderamento individual, (3) controle do corpo e poder de decisão sobre saúde sexual, e (4) discursos de diferenciação, estigma e criminalização das PVHA. Paradoxalmente, discursos internos e externos ao grupo constituem e desafiam a diferenciação de identidade; indivíduos em PrEP afirmaram lutar contra o estigma do HIV/Aids, enquanto reproduzem expressões discriminatórias relacionadas a HIV/Aids em seus discursos.

Palavras-chave: PrEP; Identidade; Estigma; Diferença; Individualização

location_on
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro