Resumo
O cenário da pandemia de COVID-19 suscita a ampliação do debate em torno da produção e circulação de informações sobre epidemias. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir como os contextos sociais configuram as notícias, tomando como exemplo o caso da cobertura jornalística que transformou uma epizootia de febre amarela, no verão 2007/2008, em uma epidemia de febre amarela urbana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com jornalistas que trabalhavam em dois jornais de grande circulação e participaram ativamente da cobertura do evento. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de discurso, o que permitiu identificar três fatores que influenciaram a produção de uma epidemia midiática de febre amarela: as condições de trabalho e o modus operandi das redações; a dimensão político-ideológica dos jornais; e as dificuldades de tradução das informações técnico-científicas. A compreensão crítica do processo de produção do texto jornalístico pode contribuir para a construção de estratégias comunicacionais que minimizem a circulação de desinformação em saúde pública nas mídias tradicionais (jornais, revistas, rádio, tevê e portais de notícias).
Palavras-chave:
Epidemia; Mídia; Comunicação e saúde; Febre amarela