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Disponibilidade de estabelecimentos de venda de alimentos no entorno de escolas brasileiras

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a disponibilidade de estabelecimentos de venda de alimentos no território das escolas. Estudo ecológico conduzido em Viçosa, Minas Gerais, Brasil, com todas as escolas (N=42) e estabelecimentos de venda de alimentos (N=656). Dados foram coletados através de avaliação objetiva do ambiente, e estabelecimentos foram categorizados em saudáveis, não saudáveis, mistos e supermercados. Função K de Ripley bivariada avaliou a existência de agrupamento das categorias de estabelecimentos no território das escolas. Todas as escolas tinham no mínimo um estabelecimento de venda de alimentos em seu território. Estabelecimentos não saudáveis foram mais frequentes e próximos das escolas. Havia mais estabelecimentos no entorno de escolas particulares com ensino médio, localizadas na região central e de maior tercil de renda per capita. A função K de Ripley bivariada evidenciou o agrupamento de estabelecimentos em todas as distâncias analisadas (400 a 1,5 km), com três vezes mais estabelecimentos do que o esperado em uma distribuição aleatória. Portanto, escolares provavelmente estavam expostos a um ambiente alimentar não saudável, independentemente da renda da vizinhança e da localização das escolas, o que pode contribuir para escolhas alimentares inadequadas.

Palavras-chave:
Saúde da criança; Saúde do adolescente; Escolas; Ambiente alimentar; Análise espacial

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