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Ensinando e aprendendo sobre alimentação e nutrição através da educação em ciências: uma interseção de conhecimentos

Professores de ciências são os principais profissionais nas escolas dedicados a temas de saúde, mas projetos de educação alimentar e nutricional (EAN) são planejados principalmente por profissionais de saúde, em especial, por nutricionistas. O objetivo deste estudo foi construir uma aproximação transdisciplinar entre campos de pesquisa científica e campos de prática, a partir da análise de um estudo de caso integrado realizado em escolas brasileiras. Em 2011, foram realizados 10 dias de observação em seis escolas de cinco cidades. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com diversos atores sociais e os dados analizados a partir da teoria do pensamento complexo e da metodologia da bricolagem em pesquisa. O cultivo de hortas, ou projetos que visavam a bons hábitos nas refeições, foram identificados nas escolas. Os resultados descrevem abordagens educativas utilizadas por professores de ciências para incluir EAN nas atividades escolares, mesmo quando não estão previstas no currículo formal. Profissionais de saúde podem identificar propostas de educação em saúde nas escolas que partam de atividades já realizadas por professores de ciências. As iniciativas bem sucedidas envolveram também profissionais com o conhecimento prático e a experiência de vida.

Educação alimentar e nutricional; Educação em saúde; Educação em ciências; Transdisciplinaridade


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