Acessibilidade / Reportar erro

Curvas de crescimento de jovens brasileiros: dados de 20 anos com 95.000 crianças e adolescentes do “Projeto Esporte Brasil”

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar curvas de crescimento de altura, peso e IMC de 95.000 jovens brasileiros com idades entre 6 e 17 anos, incluindo as cinco regiões do país, a região da Amazônia e os povos indígenas, e comparar com as referências de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A amostra final foi composta por 52.729 meninos e 42.731 meninas provenientes do banco de dados do “Projeto Esporte Brasil”. As informações de massa corporal e estatura foram utilizadas para derivar as curvas. O modelo aditivo generalizado para localização, escala e forma foi usado. neste estudo, apresentamos as curvas suavizadas de peso-idade, altura-idade e IMC-idade para meninos e meninas. Foram observadas diferenças entre os resultados das curvas brasileiras e as referências de crescimento da OMS. As curvas desenvolvidas serão úteis para profissionais da medicina, saúde pública, nutrição, educação física, entre outros, no que diz respeito a avaliação do crescimento físico de crianças e adolescentes brasileiros e para monitorar o estado nutricional desta população. Além disso, essas curvas permitirão a detecção de indivíduos ou subgrupos em risco de doenças e crescimento retardado, com um foco maior em fatores específicos do país.

Palavras-chave:
Curvas de crescimento; Antropometria; Medidas corporais; Crescimento e desenvolvimento; Saúde pública

ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br