Resumo
O objetivo do artigo é analisar a clareza e as medidas de engajamento das publicações sobre câncer bucal nos perfis do Instagram dos órgãos oficiais de saúde no Brasil. Realizou-se um estudo infodemiológico com 81 perfis. Foram coletados dados sobre classificação do conteúdo, conta e mídia, abordagem do tema, número de postagens, curtidas, comentários, visualizações e hashtags. A clareza das publicações educativas foi avaliada pela versão brasileira do Clear Communication Index (BR-CDC-CCI). A análise dos dados envolveu a correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney (α = 5%). Foram encontradas 775 publicações sobre câncer bucal. O escore médio do BR-CDC-CCI foi 69,8 (DP = 15,5). A clareza das informações foi adequada em 9,5% das publicações educativas. Correlações positivas foram encontradas entre o número de curtidas e engajamento (comentários [r = 0,49], visualizações [r = 0,96]), número de hashtags (r = 0,13) e ano de publicação (r = 0,21). Publicações do Ministério da Saúde apresentaram escore do BR-CDC-CCI significativamente maior do que os demais perfis (p = 0,01). As publicações sobre câncer bucal foram correlacionadas com engajamento, ano de publicação e número de hashtags. Os órgãos públicos aumentaram as publicações para atingir a população, mas a clareza do conteúdo foi baixa.
Palavras-chave:
Acesso à informação online; Câncer bucal; Comunicação em saúde