Sistemas de Informação |
E1: Conhecimento dos sistemas de informação |
E2: Compreensão da importância do correto preenchimento dos instrumentos para coleta dos dados e obtenção das informações para consolidação do sistema de informação. |
E3: Utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, demográficas e epidemiológicas do território. |
E4: Avaliação da situação de saúde para orientar o planejamento das ações de saúde do território. |
Vigilância em Saúde |
E5: Compreensão do conceito de vigilância à saúde enquanto norteador do modelo de atenção à saúde |
E6: Desenvolvimento de habilidades para realização da Análise de Situação de Saúde da população do território de atuação, para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações. |
E7: Compreensão sobre o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, suas responsabilidades e diretrizes. |
E8: Desenvolvimento de atividades para realização da Análise de Situação de Saúde da população do território de atuação |
Dimensão: Ciências Sociais e Humanas |
Subdimensão |
Códigos: Critérios |
Humanização |
C1: Conhecimento da Política Nacional de Humanização de suas diretrizes |
C2: Conhecimento e aplicabilidade dos dispositivos da Política Nacional de Humanização |
C3: Desenvolvimento do acolhimento dos usuários, por meio da escuta qualificada das necessidades de saúde. |
C4: Avaliação da classificação de risco e das vulnerabilidades, durante as atividades de acolhimento. |
Participação popular |
C5: Conhecimento sobre participação popular e controle social em saúde |
C6: Construção de vínculo com a comunidade e com a equipe multiprofissional |
Responsabilidade social |
C7: Conhecimento dos princípios de ética e bioética |
C8: Entendimento da cidadania como condição do indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade política e socialmente articulada |
C9: Agir respeitando critérios deliberados pelo grupo ou equipe |
C10: Prática da ética vinculada aos princípios da igualdade, justiça, benevolência e não maleficência nos processos de tomada de decisão em saúde. |
Comunicação |
C11: Conhecimento da linguagem da comunidade |
C12: Percepção dos interesses dos diferentes grupos sociais |
C13: Desenvolver estratégias e tecnologias sociais de envolvimento com a comunidade para desenvolvimento de ações em saúde |
Educação popular |
C14: Conhecimento dos princípios da educação popular em saúde |
C15: Realização de ações de educação em saúde dirigidas à população adstrita |
Dimensão: Políticas Públicas de Saúde |
Subdimensão |
Códigos: Critérios |
Planejamento e Gestão em Saúde |
P1: Conhecimento da trajetória histórica, política e econômica da Saúde no Brasil. |
P2: Conhecimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) |
P3: Identificação dos Modelos Assistenciais de Saúde |
P4: Conhecimento das ferramentas de planejamento e gestão em saúde |
P5: Compreensão da realização de trabalho interdisciplinar e em equipe multiprofissional |
P6: Participação efetiva no planejamento das atividades para as ações a serem desenvolvidas na Atenção Básica |
P7: Avaliação das ações definidas no processo de planejamento/gestão em saúde |
Atenção à Saúde |
P8: Conhecimento do processo de territorialização da área de atuação da equipe da UBS |
P9: Conhecimento das linhas de cuidado para a atenção integral à saúde |
P10: Conhecimento das Redes de Atenção Integral à Saúde |
P11: Realização de ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local |
P12: Vivência das ações desenvolvidas a partir das linhas de cuidado e da integralidade com as equipes de Saúde da Família |
P13: Compreender a importância da realização das atividades do cuidado à saúde da população |
Educação Permanente em Saúde |
P14: Conhecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde |
P15: Desenvolvimento de atividades educativas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, para participação efetiva nas atividades de educação permanente. |
P16: Articulação dos diferentes saberes na equipe |
P17: Enfoque no contexto da comunidade, permitindo abordagens educativas a partir dos problemas de saúde vivenciados no cotidiano. |