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Aprender a usar evidência na graduação em enfermagem: um contributo para a saúde coletiva

Resumo

É consensual que os profissionais de saúde não estão a implementar a prática baseada na evidência como seria desejável e recomendado pela ciência e organismos internacionais com responsabilidade sobre as diretrizes emanadas para os contextos de saúde. Este focus group com oito participantes teve por objetivo compreender a perspetiva dos estudantes do curso de graduação em enfermagem sobre o seu envolvimento num projeto de transferência de conhecimento para a clínica. A análise qualitativa seguiu as etapas de codificação, armazenamento/recuperação e interpretação dos achados, e foi efetuada com um software de análise de dados qualitativos. Estudo autorizado por uma comissão de ética e que respeitou os princípios inerentes à investigação. As quatro categorias que emergiram da análise de conteúdo foram: “pertencer”, “usar evidência”, “melhorar cuidados” e “desenvolver competências”. A análise das categorias, subcategorias e verbatins permite concluir que a participação em projetos de transferência para a clínica, na voz dos estudantes, gera oportunidades de aprendizagem sobre a implementação e comunicação de evidência, facilita a integração no serviço, a participação, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências transversais.

Palavras-chave:
Enfermagem; Prática clínica baseada em evidências; Aprendizagem; Estudantes; Gestão do conhecimento

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