Conhecer a realidade da prática dos cuidados com os pés ensinados nos programas educativos para diabéticos pode contribuir para um melhor resultado da educação terapêutica. Este estudo apresenta significados atribuídos por pacientes diabéticos e seus familiares aos cuidados primários que visam prevenir complicações nos pés. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória sobre amostra intencional de trinta diabéticos, neuropatas, com risco de lesão nos pés e familiares de onze deles, que participaram de um programa de prevenção em uma unidade de saúde pública do município de Porto Alegre (RS). Foi aplicada uma entrevista semidirigida com questões abertas sobre a experiência dos cuidados com os pés. O material transcrito foi submetido à análise qualitativa de conteúdo. Os pacientes precisam de ajuda para realizar os cuidados com os pés. Uma rede de solidariedade e interações é formada por trás dos pacientes, percebida como um apoio ou uma ameaça à liberdade. É a experiência própria ou alheia de uma complicação que evidencia a importância da prevenção. A educação terapêutica para prevenção de complicações nos pés de diabéticos deve levar em conta as relações de assistência formadas em torno do doente. É preciso romper o silêncio da evolução da doença para motivar o paciente à adoção das medidas preventivas.
Educação em saúde; Pé diabético; Pesquisa qualitativa