Capacidades intrínsecas do trabalho de comunicação |
Organização do Departamento de Comunicação |
• Sem departamentos constituídos |
• De comunicadores respondendo diretamente à presidência ou coordenação a departamentos constituídos |
• Departamentos constituídos, respondendo diretamente à presidência ou coordenação |
Força de Trabalho |
• Dirigentes e/ou comunicadores voluntários não exclusivamente dedicados às atividades |
• Profissionais de comunicação e/ou comunicadores populares e voluntários, em equipes de porte pequeno a médio |
• Profissionais de comunicação em equipes de porte médio a grande |
Fluxos e rotinas dos processos produtivos |
• Restritos às rotinas básicas, realizadas de modo irregular, sem estruturação ou formalização • Serviços feitos exclusivamente pelos dirigentes e/ou comunicadores voluntários |
• Rotinas básicas e intermediárias, instituídas com algum grau de estruturação e formalização • Serviços feitos pelos profissionais e/ou comunicadores, e/ou mistos e/ou feitos exclusivamente por empresas terceirizadas |
• Rotinas básicas, intermediárias e atividades inovadoras, produzidas especialmente para atender demandas de seus representados • Serviços feitos pelos profissionais, e/ou mistos e/ou feitos exclusivamente por empresas terceirizadas |
Políticas e estratégias de comunicação |
• Sem políticas nem documentos temáticos para a área |
• Estratégias deliberadas pela diretoria/coordenação, podendo haver documentos temáticos e fóruns de discussão |
• Estruturados para serem engrenagens centrais no trabalho político; com estratégias deliberadas pela diretoria/coordenação documentos temáticos e fóruns de discussão |
Presença digital |
Atualização e audiência do site |
• Baixa audiência • Atualização irregular e páginas fora do ar |
• Audiência mediana e considerada satisfatória • Atualização regular, de periódica a diária |
• Alta audiência • Atualização diária |
Redes Sociais |
• Restritas ao “primeiro pelotão”, com Facebook, Instagram e WhatsApp, seguidos de Twitter e Youtube |
• Uso de outras redes sociais além das principais |
• Uso de um grande número de redes sociais e de outras plataformas digitais |
Métricas e recursos publicitários |
• Sem monitoramento de métricas • Sem recursos publicitários |
• Utilização das métricas oferecidas pelas plataformas • Investimento publicitário digital esporádico |
• Uso de profissionais e/ou prestadores de serviço para o monitoramento das métricas • Investimento publicitário digital regular |
Categorias macro institucionais |
Personalidade Jurídica |
• Pessoas de direito privado |
• Pessoas de direito provado e público |
• Pessoas de direito privado e público |
Tipologia |
• ONG, Assoc. Comunitárias e movimentos sociais; Assoc. Profissional; Sindicato Nacional/Federação; Representantes de patologias e deficiências; Religiosos |
• Assoc. Profissional; Sindicato Nacional/Federação; Sociedade Científica; Conselhos Profissionais; ONG, Assoc. Comunitárias e movimentos sociais; Representantes de patologias e deficiências; Trabalhadores (Não Saúde) |
• Entidades da Gestão, Prestadores de Serviço; Conselhos Federais Profissionais; Entidades Religiosas; ONG, Assoc. Comunitárias e movimentos; Religiosos |
Segmento |
• Usuários do SUS e Profissionais da saúde |
• Profissionais da saúde e Usuários do SUS |
• Gestão; Prestadores de serviços de saúde; Profissionais da saúde e Usuários do SUS |