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Uso de medicamento prescrito em professores do ensino fundamental: Prevalência e fatores associados

Resumo

Os objetivos do estudo foram verificar a prevalência e analisar os fatores associados ao uso de medicamentos em professores. Estudo transversal envolvendo 530 professores da cidade de Londrina, Paraná, Brasil. As variáveis dependentes foram o uso de medicamentos prescritos e as variáveis independentes foram os aspectos sociodemográficos, relacionados ao trabalho, estilo de vida, distúrbios de saúde e doenças crônicas, todas estimadas por meio de um questionário. A prevalência do consumo de medicamento foi de 59,1%. Doenças crônicas foram associadas a todos os medicamentos analisados. As variáveis positivamente associadas ao uso de medicamentos de acordo com o tipo de distúrbio foram: Cardiometabólico (tempo no emprego, sobrepeso, não uso atual de tabaco e uso de TV); Psicológico (tempo no emprego, transtornos mentais comuns, uso atual de tabaco e incapacidade); Ortopédico (tempo no emprego, plano de saúde, sobrepeso, dor musculoesquelética, baixo suporte no trabalho e incapacidade); Respiratório (uso de TV e problemas relacionados à poeira); Gastrointestinal (transtornos mentais comuns e atividade física [associação inversa]). O suporte ao acesso, uso apropriado e redução do uso de medicamentos devem considerar variáveis relacionadas ao trabalho, estilo de vida, distúrbios de saúde e doenças crônicas.

Palavras-chave:
Preparações Farmacêuticas; Estilo de Vida Saudável; Trabalho

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